O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, encaminharam o Plano Nacional de Educação (PNE) para 2011-2020 ao Congresso Nacional, sob forma de projeto de lei.

O Executivo espera que as metas sejam aprovadas ainda no primeiro semestre de 2011. Especialistas indicam, no entanto, que a complexidade do assunto poderá exigir até um ano e meio de debate.

O novo PNE estabelece 20 metas a serem alcançadas pelo País até 2020. Uma dos objetivos que deverá ser alvo da mobilização dos especialistas é a que prevê a ampliação do Produto Interno Bruto (PIB) investido no setor.

Para Haddad, além do investimento previsto em lei, o PNE traz dois aspectos inovadores: o foco na formação e na remuneração dos professores e a qualidade da educação.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles