Pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) trouxe um dado preocupante: 40% dos 7,5 mil brasileiros que morrem anualmente em consequência direta do fumo passivo são crianças. Ou seja, a cada três horas, uma criança perde a vida por causa dos cigarros de outras pessoas.

Especialistas alertam que a exposição diária ao vício de familiares pode gerar problemas respiratórios como asma e desenvolvimento mais lento dos pulmões. Apesar dos problemas, especialistas acreditam que a situação tende a melhorar.

Para a secretária de Políticas de Controle do Tabaco da Prefeitura de Florianópolis, Senen Hauss, as medidas de combate ao tabaco em lugares públicos, proibição da propaganda e campanhas de conscientização podem diminuir o consumo e, logo, a exposição das crianças ao fumo.

Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles