Educação

Maiores vítimas do fumo passivo no mundo são crianças

610 2

Pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) trouxe um dado preocupante: 40% dos 7,5 mil brasileiros que morrem anualmente em consequência direta do fumo passivo são crianças. Ou seja, a cada três horas, uma criança perde a vida por causa dos cigarros de outras pessoas.

Especialistas alertam que a exposição diária ao vício de familiares pode gerar problemas respiratórios como asma e desenvolvimento mais lento dos pulmões. Apesar dos problemas, especialistas acreditam que a situação tende a melhorar.

Para a secretária de Políticas de Controle do Tabaco da Prefeitura de Florianópolis, Senen Hauss, as medidas de combate ao tabaco em lugares públicos, proibição da propaganda e campanhas de conscientização podem diminuir o consumo e, logo, a exposição das crianças ao fumo.

Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

2 Comentários

  • Isso é uma vergonha!
    As vezes me pergunto se estamos mesmo evoluindo.
    Acredito que a resposta positivo no final da matéria, que fala sobre as medidas de controle do tabaco é uma boa, contanto que sejam ampliadas e colocadas em prática em todo o Brasil.

  • Giovani Mendes disse:

    Não adianta. Sou médico pediatra e lido diariamente com casos de crianças que chegam ao ambulatório ou à emergência com crises de asma, bronquite ou até mesmo pneumonias provocadas ou agravadas por causa do cigarro em suas casas. Explico aos pais, tios ou avós o motivo delas estarem doentes. Praticamente TODOS me olham com expressão de IRONIA ou CINISMO, como se o que eu estou falando fosse a maior besteira do mundo.
    TODO FUMANTE É UM CÍNICO. Se eles não se importam consigo mesmos, por que se importarão com os outros? Não é lógico? Não tem respeito por sua própria saúde, irão ter pela saúde de suas crianças?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *