A semelhança entre os sintomas do deficit de atenção e da hiperatividade ou distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) dificulta o diagnostico da criança com problemas de aprendizado.

Muitos dos sintomas são iguais: dificuldade de concentração, desorganização, esquecimento, mau desempenho na escola e problemas de relacionamento. O DPAC é decorrente de uma falha na forma como o sistema nervoso central processa o som.

Entretanto, não há deficiência no aparelho auditivo, mas, uma dificuldade para compreender o significado da mensagem. O distúrbio ainda é pouco conhecido por pais e professores.

Segundo estudos, pode atingir até metade das crianças com dificuldades de aprendizagem. O tratamento da doença é feito com fonoterapia para ajudar a criança a separar e entender o que escuta.

Fonte: Folha de S. Paulo (SP)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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