O Brasil tem um longo caminho a percorrer na educação. O país é o único do BRIC (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China) a não ter nenhuma instituição de ensino superior entre as cem mais bem avaliadas por acadêmicos no mundo.

É o que mostra o novo ranking divulgado pela revista britânica Times Higher Education (THE), principal referência no campo das avaliações de universidades no mundo. A Rússia aparece com a Universidade Lomonosov, de Moscou, na 33ª posição. A China tem cinco universidades no ranking, a melhor é a Tsinghua, de Pequim, no 35º lugar.

O Instituto Indiano de Ciência está na 91ª colocação. Foram ouvidos 13.388 acadêmicos de 131 países. Na liderança, mais uma vez, aparece a americana Harvard. O índice considera a imagem que as instituições têm entre os acadêmicos.

Fonte: Folha de S. Paulo (SP)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles