Alunos de ensino médio de escolas estaduais e trabalhadores receberão bolsas do governo federal para cursos profissionalizantes.

A medida foi anunciada no último dia 28, no lançamento do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

O projeto que cria o programa foi enviado ao Congresso em regime de urgência. A expectativa é que seja aprovado em até 90 dias.

Além de analisar a criação do programa, deputados e senadores também terão de dar aval para um crédito extraordinário de R$ 1 bilhão para custeá-lo neste ano. O Pronatec tem como meta oferecer 8 milhões de vagas até 2014 em cursos técnicos. Destas vagas, 3 milhões serão ofertadas por meio de bolsas.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles