O Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), que buscará ampliar e facilitar o acesso à Educação Profissional no País a jovens do ensino médio e a trabalhadores sem formação, foi lançado pela presidente da República Dilma Rousseff.

Além de oferecer cursos de qualificação profissional a estudantes do ensino médio, o projeto deverá incluir a capacitação de trabalhadores que já estão no mercado; e envolverá a expansão das escolas técnicas federais.

Também está previsto que empresários com interesse em oferecer capacitação a seus funcionários possam contratar o Fies, obtendo do governo a facilitação de financiamento de recursos para este fim.

Nas ações de expansão do Ensino Profissionalizante devem ser criadas 120 escolas técnicas federais no País.

Fonte: Correio do Povo (RS)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles