O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou o projeto das novas diretrizes do ensino médio. Segundo as novas regras, o ensino médio deve ser estruturado a partir de quatro áreas de atuação: ciência, tecnologia, cultura e trabalho.

Em termos práticos, uma escola de uma região turística poderia escolher a área de cultura como eixo de atuação, dando mais espaço na grade às disciplinas de história e geografia, por exemplo. Alguns ajustes ainda serão feitos no texto, mas o conteúdo das diretrizes não deve sofrer alterações.

Apesar da aprovação do Conselho, o projeto ainda precisa ser homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Assim que isso ocorrer, as escolas poderão definir uma área de atuação para montar seu projeto pedagógico com foco em uma das quatro áreas de ensino.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles