Para quem é “calouro” nas universidades, uma novidade: o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) não vai precisar ser feito por alunos que estão no primeiro ano da faculdade. A partir de agora, os recém-chegados serão avaliados com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Ministério da Educação (MEC) acredita que o primeiro ano de estudos não é o período mais adequado para medir o conhecimento de um estudante. O Enade, que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, além do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, é obrigatória para os estudantes selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

fONTE: Diário Catarinense (RS)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles