O abandono escolar no ensino médio, muitas vezes reflexo da necessidade de entrada no mercado de trabalho, da grande defasagem idade/série e de alunos desestimulados, é maior entre os estudantes do Nordeste.

Entre os dez estados com maior índice de abandono, sete são dessa região, dois são do Norte (Pará e Amapá) e um do Sudeste (Rio de Janeiro).

Na rede estadual de Alagoas, a taxa de evasão chegou a 21% em 2010, a maior do Brasil. O secretário de Educação de Alagoas, Adriano Soares da Costa, acredita que isto ocorre por vários motivos.

Entre eles, está a falta de um bom sistema de transporte e prédios com boa infraestrutura. Ainda segundo Costa, greves e ausência de alguns professores também desestimulam os alunos.

Reprovação – 75 mil crianças do primeiro ano do ensino fundamental foram reprovadas ano passado, o que representa 2,6% dos alunos na faixa dos 6 anos. Tanto o Ministério da Educação quanto o Conselho Nacional de Educação defendem que a reprovação ocorra apenas a partir do terceiro ano. O principal temor é que a criança repetente nessa idade tenha dificuldades para o restante da vida escolar.

Fonte: Folha de S. Paulo (SP)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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