A primeira infância, fase que vai até os 7 anos, é a mais adequada para o desenvolvimento de hábitos para serem levados por toda a vida.

O da leitura, por exemplo, que pode contribuir fortemente para o desenvolvimento das crianças, deve ser inserido no universo infantil, segundo educadores, logo nesta etapa.

No estudo Desenvolvimento do gosto pela leitura na primeira infância: projetos escolares, a pesquisadora Roberta Vargas explica que alguns aspectos são essenciais para o desenvolvimento desta prática, como o tipo de material usado em cada fase das crianças.

“Nessa primeira fase os métodos devem ser preferencialmente lúdicos e necessitam da participação de adultos, de preferência os pais. Se tratando de crianças, a leitura tem que ser praticamente uma brincadeira, nunca pode parecer uma obrigação”, explica.

Fonte: Tribuna do Norte Online (RN)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles