Metade dos adolescentes com idades entre 13 e 15 anos já comprou cigarro, apesar de o País dispor de lei federal que proíbe a venda do produto para pessoas com menos de 18 anos.

Entre meninas, o porcentual é um pouco maior: 52,6% ante 48,1% para meninos. Em algumas capitais, o índice de jovens que nunca foi impedido de comprar cigarros ficou bem acima da média. Em Maceió (AL), a taxa chegou a 96,7%; em Fortaleza (CE) a 89,9% e em Salvador (BA) a 88,9%.

Os dados fazem parte do livro A situação do tabagismo no Brasil, divulgado ontem (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O material reúne dados de pesquisas do Sistema Internacional de Vigilância do Tabagismo da Organização Mundial da Saúde realizadas no Brasil entre 2002 e 2009.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles