O primeiro bebê brasileiro gerado a partir de uma técnica inédita de fertilização nasceu mês passado – terça-feira de agosto (23) -, no município de Campos, no Norte Fluminense.

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), Cláudia de Souza da Hora, 38 anos, se submeteu ao procedimento gratuitamente.

Pela técnica francesa, chamada Invo, a fecundação não se dá na proveta (em laboratório), mas dentro do próprio corpo da mulher.

 “Não se faz necessário levar o óvulo e o espermatozoide para o laboratório. Toda a interação entre os dois é feita no corpo da mulher, através de um dispositivo biológico introduzido no útero, que mantém as condições do corpo humano, tanto em temperatura quanto em nutrientes para o desenvolvimento do embrião”, explicou o coordenador do Hospital Álvaro Alvim, Francisco Augusto Colucci.

Fonte: O Dia (RJ)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles