Educação

Medidas para uma amamentação feliz

Sentir o calor e o carinho do bebê na hora da amamentação é um momento único para a mãe. Mas, para isso, é preciso tomar alguns cuidados.

A autônoma Margareth Brito sofreu nos 6 primeiros meses de amamentação do filho. “Eu chorava muito, a dor era terrível, os bicos dos meus seios ficaram todos rachados, chegaram a sangrar”.

As mulheres podem apresentar vários transtornos durante a amamentação: rachaduras, leite empedrado e a mastite infecciosa (inflamação das mamas através de rachaduras) ou não infecciosa.

A coordenadora do banco de leite da Santa Casa, Cynara Souza, explica que é necessário tomar uma série de cuidados antes do parto e durante o aleitamento da criança. “As mães precisam de apoio. Com orientação de como se preparar para amamentar, o aleitamento será muito mais tranquilo”.

Números – Segundo um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizado em 2009, 48% das mulheres param de amamentar antes dos 3 meses. “As mulheres acabam atribuindo os problemas nos seios à amamentação. O que não é verdade. Sem o devido cuidado aparecem as feridas nos seios e as mães acabam desmamando cedo os filhos”, diz Cynara.

Fonte: Diário do Pará (PA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *