Gabriela Hallage tem 10 anos, mas a prima que criou sua conta no Facebook cadastrou-a com 32 anos. Pedro Lucena também tem 10, só que, para a rede social, sua idade é 20. Assim como eles, estima-se que milhões de usuários do Facebook no mundo tenham menos de 13 anos. Só nos Estados Unidos, são mais de cinco milhões, segundo a revistaConsumerReports. Como essa é a idade mínima exigida pelo site para o cadastro, crianças inventam datas de nascimento que as deixem com 13 ou mais. O Wall Street Journal (jornal norte-americano) divulgou no início do mês que o Facebook estuda ferramentas para que os pais possam controlar os filhos na rede. Eles poderiam, por exemplo, autorizar ou não solicitações de amizade aos filhos e decidir a que jogos e outros aplicativos as crianças teriam direito.

Controle–O Facebook não responde se abrirá a menores de 13, mas admite ser difícil controlar o acesso de crianças. Além disso, entrou numa campanha contra o bullying (violência entre colegas) lançada pelo Cartoon, canal infantil. Na versão norte-americana, o site traz um vídeo em que o presidente Barack Obama se dirige também às crianças.

É preciso que os pais fiquem atentos aos passos dos filhos na intenet!Isso é educação familiar!

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles