Entre mais de 40 mil escolas públicas do Brasil, 82 se destacam pela excelência em meio à pobreza. As instituições atendem alunos que estão entre os 25% mais pobres do país e conseguem atingir no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) média igual ou superior a 6 – considerada pelo Ministério da Educação (MEC) como de nações desenvolvidas. O levantamento, feito pelo economista Ernesto Martins Faria, da Fundação Lemann, e o jornal O Globo, identificou que o resultado não é fruto do acaso. Nessas instituições, é notável o esforço da direção e dos professores em corrigir as deficiências na aprendizagem e os problemas de frequência assim que detectados. Também chamam atenção os professores estimulados, o bom ambiente escolar com raros casos de indisciplina.

Fonte: O Globo (RJ)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles