Educação

Acidente: maior causa de morte de crianças

Por dia, uma média de cinco crianças de até 14 anos são vítimas do trânsito. A maior causa das mortes é o atropelamento – 38% dos 1.835 óbitos de 2010, segundo dados da pesquisa mais recente do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

O acidente de transporte terrestre é a principal causa de óbito na faixa etária, seguido por afogamento e agressão. Ainda de acordo com a pasta, 12% de mais de 120 mil hospitalizações de crianças, em 2010, foram provocadas por acidentes de trânsito.

No Distrito Federal, de acordo com o Boletim Anual de Acidentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF), em 2011, das 465 pessoas que morreram nas vias, 25 tinham até 17 anos, sendo 11 com até 9 anos.

Desafio–Para o especialista em psicologia no trânsito Hartmut Gunther, a causa para o alto número de fatalidades pode ser analisada a partir de duas perspectivas: a da vítima e a do trânsito. “Para as crianças, também há dois casos. O primeiro se refere à faixa etária mais tenra, onde pode ocorrer um despreparo dos pequenos, uma inabilidade em avaliar os riscos. No caso dos mais velhos, pode ocorrer um teste – situação em que eles se arriscam para ver se conseguem passar pelo desafio”, detalha.

Fonte: Correio Braziliense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *