As famílias brasileiras estão encolhendo: cresceu a proporção das que não têm filhos, assim como o número de divorciados e o contingente de indivíduos que moram sozinhos. O censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 20,2% das famílias são formadas por casais sem filhos.

No início da década, o índice que era de 14,9%. “A sociedade brasileira está evoluindo: tem mais mulheres como chefe, mais uniões estáveis e mais uniões homoafetivas, além de maior participação feminina no mercado de trabalho”, diz David Fleischer, professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB). “Homens e mulheres –principalmente elas – trabalham mais e têm receio de não conseguir criar filhos ou de que a vinda de crianças prejudique a carreira profissional”, diz Fleischer.

Fonte: Brasil Econômico

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles