A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentaram à reunião da ISO (Organização Internacional para Padronização, em tradução livre), em Tóquio (Japão), a proposta de uma nova regulamentação de classificação de brinquedos por faixa etária.

É uma inovação em relação a tudo o que há a respeito até o momento, e tem a ambição de se tornar uma recomendação internacional.“A ideia é não só qualificar melhor o enquadramento dos produtos de acordo com a idade, como estabelecer parâmetros que balizem a concorrência internacional de forma mais coerente”, diz o presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa.

Novos parâmetros– A regulamentação que atualmente rege não só o mercado brasileiro, mas todo o Mercosul, considera para a classificação apenas parâmetros relativos à segurança e à saúde das crianças.

A proposta apresentada foi formulada por uma equipe multidisciplinar da Comissão de Brinquedos da ABNT durante quase dois anos, e considera aspectos muitos amplos, como o desenvolvimento cognitivo e motor, acuidade visual e até afetiva.

Fonte: O Globo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles