Desde o início do ano, todos os berços produzidos no País devem sair de fábrica já com a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atestando que o produto segue a norma NBR 15860 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A indústria terá até o meio do ano para comercializar o estoque produzido sem o certificado, mas só poderá fabricar novos berços que atendam às normas de segurança. Os novos berços deverão ter bordas arredondadas ou sem arestas aparentes.

Os parafusos auto-atarraxantes (rosqueados diretamente na madeira) não poderão ser utilizados para fixar componentes que sejam projetados para serem removidos ou soltos. Os tipos de berço que deverão seguir a norma são os modelos comuns, portáteis/dobráveis, conversíveis e drop-side (com laterais móveis).

Fonte: Jornal do Commercio

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles