Antes mesmo de dominar o mundo dos números e das letras, a criança é capaz de desenvolver habilidades que ajudam nos anos seguintes da vida escolar e contribuem na formação pessoal dela.

Diante de tantos benefícios, especialistas já se despertaram para a importância da educação infantil e recomendam aos pais que se atentem para essa etapa do ensino.”Por muitos anos, as escolas de crianças eram vistas apenas como um espaço de brincadeira e lazer.

A situação mudou a partir de 1997, com a lei que reconhece a educação infantil como um nível que faz parte da educação básica”, afirma a pedagoga especialista em educação infantil, Cristiane Bargas Queiroz.

Transformações–Embora o movimento seja recente, as mudanças foram grandes de lá para cá. Se antes bastava o magistério para uma pessoa ser apta a dar aulas, hoje o diploma de pedagogia é exigido dos professores. Projetos pedagógicos e estrutura física adequada e segura também são quesitos exigidos para uma escola infantil funcionar.

Fonte: Hoje em Dia

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles