Pais e responsáveis precisam ficar atentos à saúde visual das crianças. Como a maior parte dos estímulos de aprendizado são absorvidos através dos olhos, problemas como desinteresse e mau desempenho na escola podem ser, na verdade, reflexos de uma deficiência visual.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 15 milhões de crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão. E 33 mil ficam cegas devido a doenças oculares.

O médico Marcus Sáfady, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, orienta que a criança deve se submeter, logo após o nascimento, a um exame de vista, conhecido como “teste do olhinho” e, ao completar 4 anos, fazer o teste da acuidade visual, que é um exame simples que vai indicar se há necessidade, por exemplo, do uso de óculos ou lentes.

Fonte: O Dia

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles