Para propiciar um crescimento adequado ao feto, durante a gestação a mulher deve manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Entre a lista de itens a serem evitados, um dos mais difíceis é a cafeína.

Apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter preconizado que 300mg por dia – cerca de três xícaras pequenas de café – é uma dose segura para as gestantes, estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário de Sahlgrenska, na Suécia, defende que até mesmo essa quantia pode interferir negativamente no peso do bebê e no tempo de gestação da mulher.

Publicada na revista científica BMC Medicine, a pesquisa analisou 60 mil gestantes e chegou à conclusão de que, para cada 100mg de cafeína consumidas por dia, o bebê, ainda dentro da barriga da mãe, pode perder de 21mg a 28mg.

Fonte: Correio Braziliense

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles