Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que as pessoas com idades entre 14 e 24 anos são os que mais trocam de emprego entre a população economicamente ativa. Nessa faixa etária, a taxa de admissão é de 90% e a de desligamento – seja por decisão das firma ou por escolha do trabalhador -, de 70%.

Entre os profissionais com mais de 24 anos, o índice de contratação foi de 40% e o de rescisão, de 39%. Os dados são baseados em números coletados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) entre 1996 e 2010.

“Essa realidade é reflexo da pouca experiência profissional, da baixa qualificação, das condições precárias de trabalho e da busca pelo‘emprego ideal’”, segundo o pesquisador do Ipea Carlos Henrique Cosseil. Talvez no dia que a educação for uma prioridade para o Brasil, essa realidade possa ser modificada e esses índices se modifiquem.

Fonte: Correio Braziliense

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles