No mundo, cerca de 160 mil crianças têm a doença que mais mata, o câncer. E a medicina tem contribuído para que essas crianças continuem sorrindo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 85% desses pacientes conseguem a cura devido ao diagnóstico precoce.

Nas cidades em que o programa Diagnóstico Precoce foi desenvolvido, houve um aumento de 23% no número de casos encaminhados a hospitais especializados e consequentemente uma queda no tempo de tratamento, de 13 para cinco semanas.

As mães devem estar atentas a sintomas como: perda de peso, febre de origem indeterminada, palidez, nódulos palpáveis, dores ósseas, que não passam com o uso do remédio habitual. Nesses casos, o correto é que a criança seja levada ao médico o mais rápido possível.

Fonte: Diário da Manhã

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles