As crianças são o recurso mais vital de qualquer País, defende em artigo o assessor especial da ONU e professor da Columbia University, Jeffrey D. Sachs. Isso é verdadeiro não apenas em termos morais, mas também econômicos, afirma. Investir na saúde, na educação e nas aptidões das crianças traz os mais elevados retornos. Ele apresenta um novo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mostra quais países de alta renda vão bem no que se refere a esses investimentos – e quais vão mal.

O relatório, chamado Bem-Estar da Criança nos Países Ricos 1, emprega uma visão holística para avaliar as condições das crianças nos Estados Unidos, Canadá e Europa – 29 países no total. As nações mais bem classificadas foram as sociais-democracias da Europa Ocidental. A Holanda encabeça a lista, seguida por Noruega, Islândia, Finlândia, Suécia e Alemanha. No fim da lista, encontra-se uma grande surpresa: os Estados Unidos, a economia mais rica do mundo, estão em 26ºlugar, seguidos por três países bem mais pobres, Lituânia, Letônia e Romênia. França e Reino Unido estão no meio da tabela.

Fonte: Valor Econômico

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles