As doenças pneumocócicas, que têm a incidência aumentada no outono e no inverno, são responsáveis por 1,6 milhão de óbitos a cada ano em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atingindo com maior frequência crianças menores de cinco anos e idosos.

Estima-se que a pneumonia cause a morte de uma criança a cada 20 segundos. Na América Latina, a doença é a terceira causa mais comum de mortes entre adultos acima de 65 anos e, no Brasil, é a segunda doença respiratória mais comum.

A infecção nos pulmões está entre as três principais causas de morte em todas as idades no mundo, atrás apenas das cardíacas e as cerebrovasculares. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Renato Kfouri, a vacinação contra o pneumococo é a forma mais segura e eficaz de prevenção contra a pneumonia.

Fonte: Estado de Minas

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles