Um mapeamento da saúde do adolescente com idade entre 12 e 17 anos começa a ser feito no Brasil, em meio a um alerta e a previsões preocupantes. Estudos já mostraram que essa fase é de maus hábitos alimentares, pouca prática de exercícios físicos e, por isso, de aumento no sobrepeso. Agora, a intenção é saber quais são os reflexos.

O Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica), coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, encomendado pelo Ministério da Saúde, será feito com 75 mil jovens de 1.251 escolas públicas e particulares em 124 cidades, incluindo todas as capitais.

imagesCAR0Q302

Os últimos dados do IBGE mostram que o sobrepeso em pessoas entre 10 e 19 anos cresceu em 34 anos. No sexo masculino, o índice passou de 3,7% para 21,7% de 1974 até 2008. Entre as meninas as estatísticas quase triplicaram no mesmo período, saltando de 7,6% para 19%. A previsão é de que ao fim do projeto Erica os números ainda sejam altos.

Fonte: Estado de Minas

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles