A União e alguns governos estaduais estão financiando, a partir deste ano, um novo modelo de ensino profissionalizante no País, as Escolas Família Agrícola (EFAs). São colégios de ensino médio profissionalizante voltados exclusivamente para jovens de cidades do interior de famílias de pequenos agricultores.

As 135 EFAs em funcionamento no País hoje, com cerca de 15 mil alunos, são mantidas por entidades públicas e privadas. Seguem a pedagogia da alternância, método educativo em que o aluno, mensalmente, passa um período em sistema de internato na escola e outro, realizando atividades acadêmicas e trabalhos práticos nas comunidades onde vivem.

De acordo com o MEC, as EFAs atuais passarão a receber recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) conforme as matrículas contabilizadas no Censo Escolar 2013 e nas próximas edições.

Fonte: Valor Econômico

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles