Mais fácil prevenir do que remediar. Pensando nisso, a Ambev, em parceria com a Turma da Mônica, lançou uma cartilha que ensina os pais a conversarem com seus filhos sobre o consumo de álcool por menores de idade.

O objetivo é fazer com que os jovens, desde o primeiro ano de vida, sejam alertados sobre os perigos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mantendo um diálogo aberto e sem tabus. A cartilha e os vídeos estrelados pelos personagens da Turma da Mônica com informações sobre o consumo de bebida para crianças e dicas para os pais interagirem com elas estão disponíveis no site www.ambev.com.br/papoemfamília.

images

Desde a ingestão até a absorção do álcool total estima-se em média uma hora. O tempo depende de uma série de fatores, entre eles, a presença de alimento e a velocidade de consumo. Os efeitos do álcool são diferentes e mais perigosos nos jovens.

Como o sistema nervoso ainda está em desenvolvimento, as vias neuronais são mais suscetíveis aos efeitos. Além disso, os jovens não conhecem ainda tudo o que o álcool pode provocar em seu corpo.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles