Com o início das férias escolares, nas próximas semanas, um batalhão de crianças e adolescentes vão ganhar um período que varia entre um e dois meses de descanso.

Mas o que significa sossego e tempo livre para eles, pode se converter em dor de cabeça para os pais e responsáveis. Afinal, desde que o mundo é mundo, fazer arte é uma das atividades preferidas da molecada.

O problema é quando as brincadeiras saem do limite e se convertem em atitudes perigosas, capazes de ocasionar os temíveis acidentes domésticos. Nesta época do ano, é comum o número de ocorrências do gênero aumentarem envolvendo a criançada e alguns cuidados se fazem necessários para evitar grandes transtornos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, perto de 65% das crianças se acidentam dentro de casa. De acordo com a faixa etária, os riscos variam. As quedas, por exemplo, são um risco para crianças a adolescentes, independente da idade. Já alguns tipos de problemas são mais inerentes aos menores, como queimaduras, ingestão de medicamentos ou produtos de higiene e limpeza, engasgos, afogamentos, etc.

Fonte: Diário da Franca

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles