Problemas relacionados ao sono são frequentes em crianças. Estimativas apontam uma variação de 25% a 50% de crianças e adolescentes acometidos por esses problemas. Entre os principais transtornos estão o pesadelo e o terror noturno.

Os pesadelos ocorrem na fase do sono chamada REM (sigla em inglês de “Rapid Eyes Moviment”), a mesma dos sonhos, a partir da segunda metade da noite. O termo se refere à movimentação rápida dos olhos e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado.

Eles ocorrem com mais frequência entre crianças de 3 a 7 anos. Nesta fase, os pesadelos são comuns e não devem desesperar os pais, segundo a psicóloga Carmen Alcântara, especialista em distúrbios do sono em crianças.

Como as crianças estão descobrindo muitas coisas, assistindo a filmes e ouvindo histórias, elas vivem em um mundo de fantasias, que pode refletir na hora do sono.

A idade em que ocorrem e a frequência com que aparecem são determinantes para definir se a criança deve ser tratada ou não.

Fonte: A Crítica

   

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles