Um novo estudo constatou que crianças de 4 e 5 anos de idade já entendem que o corpo humano trabalha para nos manter vivos e a exposição a experiências culturais ajuda a ensinar isso.

A pesquisa, publicada na “British Journal of Developmental Psychology” pretendia identificar a idade em que as crianças começam a demonstrar entendimento biológico sobre o corpo humano e a ideia de que ele funciona para manter a vida. O trabalho também explorou como a educação, experiências culturais específicas e a religião influenciavam este entendimento.

imagesCA9QSNAM

Os resultados sugerem que muitas mudanças no entendimento das crianças sobre vida e corpo humano acontecem entre 4 e 7 anos de idade – mais cedo do que pesquisas anteriores indicavam que isto não acontecia antes dos 7 anos e só depois dos 10 anos elas entendiam de fato termos biológicos sebre corpo humano, vida e morte.

Os pesquisadores Georgia Panagiotaki e Gavin Nobes entrevistaram crianças entre 4 e 7 anos de três backgrounds diferentes: britânicos brancos, britânicos muçulmanos e paquistaneses muçulmanos.

Fonte: Extra OnLine

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles