Estão abertas até 22 de abril, as inscrições para envio de projetos de professores para o “Câmara Mirim 2014”, que vai acontecer em outubro na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Será a oportunidade para que estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental viverem a experiência de ser deputados por um dia. Eles ocupam o Plenário da Câmara, discutem e votam em seus próprios projetos de lei, numa verdadeira aula de cidadania e democracia.

O Câmara Mirim está em sua nona edição e traz uma novidade importante: a seleção dos professores que levarão seus alunos para o Câmara Mirim, a partir de agora, acontecerá por meio de um concurso nacional de projetos pedagógicos.

Serão escolhidos os seis melhores projetos e seus autores terão vaga garantida no Câmara Mirim 2014. Além disso, esses mesmos professores serão convidados do Plenarinho para participar do programa “Missão Pedagógica no Parlamento”, também da Câmara.

Para participar, basta seguir os seguintes passos:

– Primeiro passo: o professor interessado deverá escrever um projeto pedagógico cujo tema é o Câmara Mirim. Ou seja, o professor deve escrever uma proposta de experiência educativa direcionada a alunos de 5º ao 9º ano do ensino fundamental, utilizando o programa Câmara Mirim como referência. O período para envio dos projetos é de 17 de março a 22 de abril deste ano.

No dia 13 de maio, será divulgado o resultado com os seis professores selecionados com as melhores propostas. Os demais serão classificados numa lista e serão chamados caso haja impossibilidade de alguns dos seis primeiros participarem do restante do processo.

– Segundo passo: os professores selecionados deverão se inscrever para participar do curso online “Educação para a Democracia”, organizado pelo programa Missão Pedagógica no Parlamento e que acontecerá de 9 de junho a 18 de julho, com carga horária de 30 horas.

O candidato do Câmara Mirim será considerado aprovado se obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total exigido. O não cumprimento da pontuação mínima exigida implicará na perda da vaga para participação no Missão Pedagógica no Parlamento e do Câmara Mirim.

– Terceiro passo: os professores virão a Brasília com todas as despesas pagas pela Câmara para participar do curso “Programa de Capacitação Missão Pedagógica no Parlamento”, cujo módulo presencial vai acontecer de 31 de agosto a 6 de setembro.

Essa etapa presencial consistirá em aulas dialogadas, palestras, visitas, oficinas pedagógicas e temáticas, privilegiando a integração entre a teoria e a prática. Os selecionados do Câmara Mirim apresentarão aos demais participantes os resultados das atividades realizadas junto aos alunos e que tiveram como base as propostas pedagógicas vencedoras do concurso.

– Quarto passo: de 15 de setembro a 21 de novembro, acontecerá o módulo de aplicação, período em que os professores terão a oportunidade de aperfeiçoar seus projetos pedagógicos, com apoio tutorial online. Todos os participantes que cumprirem todos os passos receberão certificado de conclusão do Programa Missão Pedagógica.

– Quinto e último passo: coroando todo esse processo, no dia 30 de outubro, acontecerá o Câmara Mirim e os seis professores selecionados terão espaço garantido para trazer a Brasília até duas turmas de 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com no máximo 40 alunos cada.

Essas crianças passarão pela experiência de ser deputado por um dia, discursando, discutindo e votando em projetos de lei elaborados por elas próprias. Nesse caso, a Câmara NÃO se responsabiliza pelas despesas de hospedagem, alimentação e transporte, ficando a cargo de cada escola mobilizar recursos próprios ou de seu município para trazer as crianças para a sessão-mirim.

“Com todos esses passos realizados, acreditamos que, além de proporcionar aos alunos a oportunidade única de serem deputados por um dia, estaremos contribuindo para o engajamento dos professores, maiores incentivadores de nossa juventude, para a importância da democracia e da cidadania”, diz informe do Plenarinho da Câmara dos Deputados.

Cronograma para inscrição de professores:

Inscrição (envio de projetos pedagógicos) – até 22/04

Divulgação do resultado – 13/05

Curso online “Educação para a Democracia” – de 09/06 a 18/07

Programa de Capacitação Missão Pedagógica no Parlamento (presencial, em Brasília, com despesas pagas pela Câmara) – de 31/08 a 06/09

Módulo de aplicação do Missão Pedagógica no Parlamento – de 15/09 a 21/11

Realização do Câmara Mirim 2014, em Brasília – 30/10

 Clique aqui para ver um infográfico com o passo a passo dos professores.

Clique aqui para ler o regulamento completo da inscrição dos professores.

 Mais informações: (61) 3216-1804 | Adriana | plenarinho@camara.leg.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles