A UNESCO e a Secretaria Nacional de Justiça publicaram cinco editais de fomento a pesquisa sobre classificação indicativa.

Os editais fornecem verbas para projetos de pesquisa sobre as principais temáticas centrais de classificação indicativa, apoiando com verba desenvolvimento de pesquisa em áreas como o impacto da classificação no desenvolvimento de crianças e adolescente, as redes de governança colaborativa, os desafios regionais do processo, os impactos biopsicossociais na população infanto-juvenil e os elementos jurídicos da política.

Podem participar do edital centros e institutos de pesquisa com interesse no tema da classificação indicativa, e o prazo de execução das pesquisas é de 6 meses. Não há limites orçamentários definidos, mas os projetos devem ter orçamento compatível com o tempo de trabalho e a metodologia escolhida.

Cada edital terá até um projeto selecionado, e os produtos serão de grande importância para nortear as atividades da política de classificação indicativa no Brasil.

Os eixos temáticos identificados anteriormente pelo Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC) são:

(i) Identificação dos impactos de mídias, como jogos de RPG, eletrônicos e aplicativos, no desenvolvimento de crianças e adolescente

(ii) Redes de governança colaborativa, accountability e transparência

(iii) Problematização dos desafios regionais de implementação de política nacional de classificação indicativa

(iv) Impactos biopsicossociais dos conteúdos audiovisuais na população infanto-juvenil e a percepção dos alertas da classificação indicativa em crianças, adolescentes e pais

(v) A classificação indicativa nos tribunais: elementos jurídicos da política

Para saber mais sobre o edital, visite o site da UNESCO.

Para facilitar o acesso dos interessados aos editais, publicaremos aqui os arquivos. Contudo, isto servirá apenas em carácter informativo prévio.

Para realizar a inscrição nos projetos e ser contemplados no edital é essencial que os interessados façam cadastro e acessem o material no site da UNESCO.

EDITAL 019: Edital e Complemento

EDITAL 031: Edital

EDITAL 032: Edital e Complemento

EDITAL 033: Edital

EDITAL 034: Edital

Não deixe também de conferir o site do Ministério da Justiça para saber mais sobre a Classificação Indicativa.

Fonte: Portal Online Classificação Indicativa

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles