A presidente Dilma Rousseff autorizou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a comprar brinquedos e equipamentos esportivos nacionais até 10% mais caros que os importados, em decreto publicado no Diário Oficial da União.

A definição faz parte da política industrial do governo, o Plano Brasil Maior, que visa incentivar a fabricação local de manufaturados, e pode dificultar a vitória de brinquedos chineses nas licitações do fundo.

A permissão para gastos maiores com brinquedos nacionais vai ser usada pelo FNDE na compra de “itens essenciais da educação básica na rede de escolas públicas”, segundo nota enviada pelo Ministério do Desenvolvimento.

A reportagem apurou, ainda, que a intenção é adquirir brinquedos educativos e material para prática de esportes voltados para escolas e creches públicas.

Segundo o ministério, o “material pedagógico” será “selecionado pelo Ministério da Educação [MEC]”. Ainda segundo a pasta, a política vem sendo implementada para diversos setores da indústria desde 2011.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles