Uma portaria do Ministério da Saúde definiu um protocolo para o tratamento contra o HIV para crianças e adolescentes de até 13 anos.

As modificações definidas pela pasta foram sugeridas em consulta pública lançada em fevereiro deste ano e agora passam a valer em território nacional.

O protocolo indica, por exemplo, o uso da droga AZT por quatro semanas (e não mais seis) para bebês de até um mês de idade – objetivo é reduzir a toxicidade da droga.Além disso, bebês dessa idade cujas mães não tenham recebido antirretrovirais durante a gestação passarão a usar, combinado ao AZT, uma segunda droga: a nevirapina. Até agora, o governo havia feito apenas recomendações sobre o tratamento em adolescentes e crianças.

 

De acordo com a portaria, o documento é “de caráter nacional e deve ser utilizado pelas Secretarias de Saúde dos Estados e dos Municípios na regulação do acesso assistencial, autorização, registro e ressarcimento dos procedimentos correspondentes.

Fonte: Folha de SP

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles