Os números são cada vez mais alarmantes. A obesidade já é um drama para uma em cada quatro crianças que vivem em São Paulo (SP).

Nos últimos 20 anos, o número de jovens com peso excessivo cresceu 150% no País.

Para atender à demanda que vem aumentando de maneira desenfreada e faz os pais buscarem ajuda, as unidades ambulatoriais ligadas à Secretaria Municipal de Saúde têm 125 endocrinologistas no quadro de funcionários e acompanham de forma integral quem apresenta um diagnóstico de sobrepeso.

Casos que exigem um tratamento mais efetivo são encaminhados para hospitais de referência da Secretaria Estadual de Saúde, como o Dante Pazzanese de Cardiologia, o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e o Hospital Infantil Darcy Vargas.

As unidades têm grupos especializados e atendem a cerca de 800 crianças  por mês. O ambulatório de nutrição do Instituto Dante Pazzanese já funciona há 12 anos e o departamento acompanha a criança até ela atingir a maioridade.

Fonte: Diário de SP

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles