Levantamento da Secretaria Nacional de Justiça identificou quase 600 situações de tráfico internacional de pessoas no Brasil em 2013.

O dado foi apresentado ontem pelo secretário Paulo Abrão, durante lançamento da terceira etapa do projeto Gift Box, parte da campanha de enfrentamento ao tráfico de seres humanos e exploração sexual no País, intensificado durante a Copa do Mundo.

Com os maiores aeroportos brasileiros, Rio de Janeiro e São Paulo são as principais portas de saída para a exploração sexual, ainda a modalidade mais comum de trabalho escravo no País.

A maioria das vítimas são mulheres entre 14 e 28 anos, de baixa renda e pouca escolaridade, diretamente associada a cultura machista que favorece a mercantilização da vida, segundo Abrão.

Aproveitando o alto fluxo de turistas no Rio durante o Mundial (850 mil brasileiros e estrangeiros), o Gift Box (literalmente uma caixa de presente) será instalado em locais de grande circulação para conscientizar as pessoas.

Fonte: Jornal do Commercio

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles