Um vírus da pólio foi descoberto durante uma inspeção de rotina em águas residuais realizada em março passado no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (leste deSão Paulo).

O vírus foi detectado em uma amostra de água coletada durante a inspeção de rotina, acrescentou a OMS, mas até agora nenhum caso de poliomielite foi registrado. “Não existe prova alguma de transmissão deste vírus denominado poliovírus selvagem tipo 1” (ou WPV1), destacou a OMS.

A região das Américas é considerada livre de transmissão do vírus da pólio desde 1991 e o Brasil, desde 1989. Ainda segundo a OMS, não houve nenhum caso de transmissão do poliovírus selvagem no Brasil desde 1989. A

s autoridades sanitárias brasileiras reforçaram suas atividades de vigilância sobre o poliovírus selvagem, assim como sobre as pessoas não imunizadas.

Mais de 95% da população brasileira é vacinada contra a pólio no estado de São Paulo e na cidade de Campinas, onde a última campanha de vacinação foi realizada em junho de 2013.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles