A chegada de milhares de crianças e adolescentes desacompanhados à fronteira sul dos Estados Unidos evidenciou o alarmante desespero de famílias centro-americanas em livrar os filhos da violência local.

Levadas por contrabandistas pela fronteira do país com o México, crianças lotaram os abrigos temporários do Texas, por onde entram, e começaram a ser transferidas para os estados de Oklahoma, Arizona e Califórnia.

Os relatos de superlotação alimentaram críticas a falhas no sistema de imigração americano, enquanto Washington tenta responder ao que o presidente norte-americano, Barack Obama, e diversos congressistas classificaram como “crise humanitária”.O futuro das crianças que chegam sozinhas aos EUA, porém, ainda é incerto.

Entre outubro passado e o começo de junho, mais de 52 mil crianças e adolescentes desacompanhados foram apreendidos por autoridades norte-americanas tentando entrar ilegalmente pela fronteira com o México, além de 39 mil adultos acompanhados por crianças.

Número duas vezes maior que os 24 mil crianças e adolescentes apreendidos entre outubro de 2012 e setembro de 2013.

Fonte: Correio Braziliense

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles