Escolas, professores e alunos estão cada vez mais mobile. É o que aponta a pesquisa TIC Educação 2013, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O estudo feito em 994 escolas, com 1.987 professores e 9.657 alunos.

O número de escolas públicas e privadas que possuem tablets pulou de 2% em 2012 para 11% no ano passado. Da mesma forma, 71% das escolas atualmente possuem conexão sem fio, contra 57% da pesquisa anterior.

Entre os professores, os notebooks já passaram os PCs de mesa: 81% contra 69%. Em 2012, o cenário era um empate entre as duas plataformas, com 73%. O desktop ainda é a ferramenta dominante entre os estudantes, com 70% de presença, enquanto os laptops representam 55%.

Considerando somente os alunos da rede pública, a proporção é de 69% e 51%, respectivamente. Os tablets, entretanto, já representam 17% da conectividade dos estudantes, sendo 31% na rede particular e 12% na pública. E o dispositivo não fica em casa para boa parte dos alunos: 24% deles afirmam levar o gadget para a escola.

Fonte: Jornal do Commercio

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles