Mais de 700 milhões de mulheres no mundo se casaram quando ainda eram crianças, denunciou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que organiza em Londres uma conferência sobre a luta contra os casamentos forçados e a mutilação genital feminina.

A conferência, intitulada “Girl Summit 2014”, é co-organizada pelo primeiro-ministro britânico David Cameron, e é a primeira deste tipo, segundo o Unicef. Seu objetivo é conseguir apoios em todo o mundo para colocar fim aos casamentos forçados e à ablação de clitóris, que atinge mais de 130 milhões de mulheres e meninas nos 29 países da África e do Oriente-Médio, onde sua prática é mais frequente, segundo o Unicef.

A cúpula redigirá uma “Carta Internacional” pedindo o fim dessas práticas e novos programas para prevenir os casamentos forçados e de meninas em 12 países em desenvolvimento.

Entre os participantes da conferência se encontra o pai de Malala Yousafzai, a menina paquistanesa que sobreviveu a um ataque dos talibãs e se converteu em militante a favor do acesso das meninas a escolas.

Fonte: correiobraziliense.com.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles