Educação

ONU alerta: 765 mil crianças sírias precisam de vacina contra pólio

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu que se facilite o acesso humanitário a 765 mil crianças sírias com menos de 5 anos que devem ser vacinadas contra a pólio em regiões de difícil acesso nesse país destroçado por uma guerra que dura mais de três anos.

“Na Síria, 765 mil crianças de menos de 5 anos vivem em zonas de difícil acesso” por causa do conflito armado, o que significa que é “extremadamente difícil enviar-lhes ajuda humanitária, em particular um acesso regular a vacinas”, denunciaram o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um relatório.

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, que afeta sobretudo crianças com menos de 5 anos. Pode provocar paralisia em poucas horas e ser fatal em certos casos. O número de casos de poliomielite no mundo diminuiu mais de 99% desde 1988, quando foram detectados 350 mil casos, para 406 casos notificados em 2013.

Em 2014, restavam apenas três países onde a doença é endêmica – Afeganistão, Nigéria e Paquistão –, segundo informações da ONU divulgadas em abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *