Os bombardeios do Exército de Israel em Gaza já causaram a morte de 408 crianças e deixaram outras 2,5 mil feridas, informou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O órgão calcula em 370 mil o número de crianças que necessitam urgentemente de ajuda psicológica. O número anterior de crianças mortas, divulgado pelo Unicef, era de 392. As crianças são 31% das mortes entre civis no conflito.

Mais de 70% dos 251 meninos e 157 meninas que foram mortos tinham menos de 12 anos – o Unicef considera como crianças todas as pessoas com até 18 anos. “A ofensiva teve um impacto catastrófico e trágico nas crianças. Se levarmos em conta o que estes números representam para a população de Gaza, é como se tivessem morrido 200 mil crianças nos Estados Unidos”, afirmou Pernille Ironside, chefe do Unicef em Gaza.

Israel anunciou a retirada de suas tropas da cidade de Gaza para posições defensivas, 15 minutos antes do cessar-fogo de três dias proposto pelo Egito e aceito por israelenses e as facções palestinas, incluindo o Hamas, entrar em vigor.

Fonte: O Estado do Maranhão

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles