Educação

Filme mostra recrutamento de crianças por jihadistas

Um documentário anglo-palestino divulgado na íntegra na semana passada no site Vice News mostra como crianças são recrutadas para serem jihadistas na cidade síria de Raqqa, que faz parte do califado proclamado em regiões da Síria e do Iraque, onde a lei islâmica é imposta com armas.

O filme é uma obra do jornalista anglo-palestino Medyan Dairieh e mostra a dura realidade imposta pelos radicais do Estado Islâmico (EI) na região. “O tom fica marcado logo no início da obra. A sharia só pode ser imposta com as armas”, conforme explica um entrevistado ao documentarista, que acompanhou os militantes sunitas durante três semanas e conseguiu, segundo o Vice News, um acesso sem precedentes ao grupo no Iraque e na Síria.

Em Raqqa, os jihadistas fortemente armados desfilam pelas ruas em carros americanos roubados do Exército iraquiano. A polícia religiosa patrulha exibindo fuzis e ordena, por exemplo, a um pedestre que faça sua esposa usar o véu com tela para se cobrir completamente. Quem não obedece, é forçado , explica Abu Obida, chefe da patrulha.

Fonte: Gazeta do Povo (PR)