Um documentário anglo-palestino divulgado na íntegra na semana passada no site Vice News mostra como crianças são recrutadas para serem jihadistas na cidade síria de Raqqa, que faz parte do califado proclamado em regiões da Síria e do Iraque, onde a lei islâmica é imposta com armas.

O filme é uma obra do jornalista anglo-palestino Medyan Dairieh e mostra a dura realidade imposta pelos radicais do Estado Islâmico (EI) na região. “O tom fica marcado logo no início da obra. A sharia só pode ser imposta com as armas”, conforme explica um entrevistado ao documentarista, que acompanhou os militantes sunitas durante três semanas e conseguiu, segundo o Vice News, um acesso sem precedentes ao grupo no Iraque e na Síria.

Em Raqqa, os jihadistas fortemente armados desfilam pelas ruas em carros americanos roubados do Exército iraquiano. A polícia religiosa patrulha exibindo fuzis e ordena, por exemplo, a um pedestre que faça sua esposa usar o véu com tela para se cobrir completamente. Quem não obedece, é forçado , explica Abu Obida, chefe da patrulha.

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles