Educação

Workshop de Escrita Científica recebe pré-inscrições até 26 de setembro

Estão abertas até o dia 26 de setembro, pela Internet, as pré-inscrições para o III Workshop de Escrita Científica, a ser ministrado pelo professor e escritor Gilson Volpato, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), nos dias 9 e 10 de outubro, no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. São ofertadas 120 vagas.

A promoção é do CT e do Laboratório de Visão e Imagens (Labvis), vinculado do Departamento de Engenharia de Teleinformática (Deti), daquele Centro. O workshop, com duração de 16 horas/aula, é voltado para professores, pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos das áreas de engenharias e ciências exatas, que pretendem publicar o resultado de suas pesquisas em periódicos científicos internacionais.

A comissão organizadora informa que os interessados deverão fazer a pré-inscrição e, em momento posterior, será enviado um e-mail com o resultado da pré-inscrição. Os critérios exigidos para participar do workshop são: ter interesse em aprender ou aperfeiçoar habilidades na redação científica; estar vinculado a programas de pós-graduação; ter conhecimento da língua inglesa; almejar a publicação e produção de artigos científicos em veículos de alto fator de impacto, e possuir texto científico em fase de escrita.

Na oficina, o Prof. Gilson Volpato conduzirá os trabalhos de escrita científica de artigos em elaboração, levados pelos participantes, a partir do Método Lógico de Redação Científica, desenvolvido por ele. No programa, ele apresentará “conceitos estruturantes necessários à construção do texto científico, tendo como elemento norteador a lógica do discurso da pesquisa científica, complementada por conceitos de comunicação, além de uma sequência de rotinas que permitem ao escritor-pesquisador melhorar seu aprendizado sobre ciência e redação científica (TCC, monografia, dissertação, tese ou artigo)”.

SOBRE O PALESTRANTE – Gilson Volpato é doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Unesp de Rio Claro (1986) e pós-doutor pelo Institute of Animal Sciences, na Agricultural Research Organization, Bet-Dagan, em Israel. Docente do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências de Botucatu (Unesp) desde 1981. Pesquisador do CNPq, também atua há 27 anos nas áreas de Metodologia, Redação e Publicação Científica, onde publicou nove livros (18 edições) e ministra anualmente dezenas de cursos, workshops e palestras em todo o território nacional.

Saiba mais no site profissional do palestrante.

Fonte: Profª Fátima Sombra, do Departamento de Engenharia de Teleinformática – fones: 85 3366 9587 / 3366 9188

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *