Educação

Diretor de biblioteca alemã palestra sobre aprendizagem e leitura no Campus do Benfica

Imagem: O bibliotecário Klaus Ulrich Werner, diretor da Biblioteca Filológica da Universidade Livre de Berlim (Foto: Divulgação)

A Casa de Cultura Alemã da UFC e o Instituto Goethe de Porto Alegre promovem, no dia 10 de novembro, a partir das 9h, encontro com o bibliotecário Klaus Ulrich Werner, diretor da Biblioteca Filológica da Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin), desde o ano 2000. A iniciativa, que tem como tema “A biblioteca como espaço de aprendizagem e leitura”, visa reiterar e fortalecer discussões do âmbito da Biblioteconomia e do incentivo à leitura que vêm sendo realizadas por educadores e profissionais da área nos últimos anos.

O evento, no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2683, Benfica), é gratuito e ocorre em cooperação com o Departamento de Ciências da Informação e o Curso de Biblioteconomia da UFC, a Associação de Bibliotecários do Ceará e o Conselho Regional de Biblioteconomia.

Não há necessidade de inscrição prévia, bastando o interessado comparecer ao local no dia e horário do evento. Confira a programação completa do encontro.

KLAUS ULRICH – Nascido em 1956, é bibliotecário diretor da Biblioteca Filológica da Freie Universität Berlin. Cursou Germanística e História na Universität Freiburg e na Universität Wien. Também é doutor em Germanística e História pela Universität Freiburg. Depois de formado bibliotecário em Freiburg e Colônia, trabalhou no campo editorial. De 2000 a 2005, gerenciou o projeto da construção do novo prédio da Biblioteca Filológica, a The Berlin Brain, concebida pelo arquiteto britânico Lord Norman Foster.

De 2007 a 2010, coordenou o planejamento do projeto integrativo de 24 bibliotecas de institutos em um novo prédio da Freie Universität Berlin. É autor e organizador de livros e artigos sobre a construção e o gerenciamento de bibliotecas.

Além disso, ministra palestras na Alemanha e no exterior sobre sua área de trabalho e atua também como consultor. Em 2013, foi eleito membro do Conselho da Associação das Bibliotecas Alemãs (Vorstand des Deutschen Bibliotheksverbandes).

Fonte: Ute Hermanns, professora visitante leitora do DAAD/UFC e Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã – fone: 85 3214 4032

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *