Dois bilhões de pessoas poderiam ser sustentadas com a quantidade de alimentos desperdiçados pelo mundo, de acordo com estimativas das Nações Unidas divulgadas na plataforma digital planejada para combater o crescente problema da perda global de alimentos.

A vice diretora-geral para recursos naturais da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAOdestacou que mais de 800 milhões de pessoas no mundo ainda sofrem de insegurança alimentar, enquanto estima-se que cerca de 30% da produção global de alimentos seja perdida ou desperdiçada. Portanto, a economia de alimentos se faz de suprema importância no momento atual.

O novo programa online, Comunidade Global de Prática (CoP) sobre Redução de Perdas de Alimentos, foi lançado conjuntamente pela FAO, pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA). O objetivo é criar “um ponto de referência global” para a facilitação do intercâmbio de informações entre as partes interessadas, tais como entidades públicas, sociedade civil e setor privado.

O vice presidente do FIDA, Michel Mordasini, ainda apontou a importância do papel dos pequenos agricultores, que são mais vulneráveis às consequências do desperdício de alimentos. “As soluções técnicas disponíveis ainda devem se tornar acessíveis às comunidades rurais”, disse Mordasini.

Confira a nova plataforma em www.fao.org/food-loss-reduction

Fonte: ONU Brasil

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles