Um projeto de preservação da Amazônia está sendo elaborado por oito países da América do Sul, dentre os quais o Brasil está incluído, uma vez que seus recursos naturais são cruciais para a segurança alimentar, a economia e biodiversidade globais.

A iniciativa Visão Amazônica será financiada pela União Europeia e conta com a participação de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Um montante de 5,2 milhões de euros vão ser administrados pela organização WWF, pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), coordenado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O objetivo é fortalecer as áreas protegidas da região amazônica pertencentes aos oito países, para aumentar a resiliência do ecossistema frente aos efeitos das mudanças climáticas e manter o fornecimento de bens e serviços que beneficiam a biodiversidade, as comunidades e as economias locais.

Durante quatro anos, serão concretizados esforços a favor da coordenação técnica entre os países amazônicos, seus governos locais e as organizações regionais para definir as prioridades de conservação, além de integrar as comunidades locais, as autoridades de áreas protegidas e outras partes interessadas no projeto.

Além disso, a construção de uma estratégia de financiamento para o plano de ação da Visão de Conservação do Ecossistema Amazônico a longo prazo e a melhoria da gestão das áreas protegidas em pelo menos cinco dos países envolvidos são metas da iniciativa. Diretores e autoridades locais sobre o tema foram convocados para uma reunião de lançamento oficial do projeto.

Fonte: ONU Brasil

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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