alt

 

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, recebeu a visita de uma comitiva de geólogos com o objetivo de propor parceria para a execução do curso de especialização em Gestão e Estudo do Patrimônio Arqueológico.

A proposta foi apresentada ao reitor, ao pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, e à coordenadora geral da Sociedade de Arqueologia Brasileira do Nordeste (SAB-Ne) e professora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Marcélia Marques, por João Bosco Morais, geólogo da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (SEINFRA); César Veríssimo, professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC); e José Vitoriano de Brito, presidente da Associação Profissional dos Geólogos do Ceará (APGCE). O grupo de geólogos veio acompanhado pelo deputado estadual, Lula Morais.

O curso proposto acontecerá no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE) e terá como objetivo suprir a necessidade de profissionais especializados no planejamento, organização, direção, controle e avaliação no manejo do patrimônio arqueológico no contexto do licenciamento ambiental que, de acordo com Bosco, “é uma necessidade geral, não só do Ceará”.

O reitor Jackson Sampaio, ao aceitar a proposta, disse à comitiva que eles estavam no lugar certo, pois a UECE possui, na Faculdade de Ciências, Letras e Educação do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, o Núcleo de Arqueologia e Semiótica do Ceará (NARSE), coordenado pela professora Marcélia Marques. Além disso, já mantém um convênio com a Universidad Nacional de La Plata, na Argentina, que possibilita a troca mútua desses pesquisadores entre as Universidades.

Fonte: UECE

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles